2 de fevereiro de 2008

JPG, GIF e PNG; Qual usar?

Um conceito muito importante sobre imagens digitais é saber qual é o melhor formato para exibir figuras e fotos na web. Infelizmente não existe uma resposta simples para essa questão. Isso depende da imagem. Existem doisfatores importantes que devem ser considerados: o tamanho e a qualidade da imagem. Veja abaixo um resumo de cada formato e o ponto forte e fraco deles.



GIF



Graphics Interchange Format é um formato muito popular na internet pois suporta animações, os chamados GIFs animados. Além disso ele também suporta transparências. O ponto fraco é o limite de apenas 256 cores.



Ou seja, nada de fotografias cheias de detalhes, o GIF só é bom mesmo com imagens simples, logotipos ou ícones.



JPG



Joint Photographic Experts Group suporta mais de 16 milhões de cores e é o mais usado para fotografias. Quando uma imagem é salva com esse formato, ela acaba perdendo um pouco de qualidade, que é praticamenteinvisível ao olho humano.



Você deve usar o JPG em fotografias e imagens com mais de 256 cores.



PNG



Portable Network Graphics o formato mais novo, foi desenvolvido para aproveitar o melhor do GIF e suprir o problema das poucas cores. O PNG também suporta transparências, e comprime 5% a 25% mais que o GIF.



Esse formato é indicado para as mesmas situações que o GIF: logotipos, icones e imagens simples. Se for usar a transparência, não se esqueça de corrigir o bug no IE.



Referencias:
JPG vs. GIF vs. PNG
GIF vs JPG -- Which is Best?
GIF, JPG and PNG - What's the difference?

Veja também:
CMYK vs. RGB
Mexendo no photoshop

Tags:

0 comentários: