18 de janeiro de 2008

Cores: CMYK vs. RGB

Quem usa um editor de texto como o photoshop deve conhecer os sistemas de cores que ele usa. Entre os sistemas coloridos (deixando de fora o grayscale e o bitmap), os mais importantes são o CMYK (Cian, Magenta, Yellow, Black) e o RGB ( Red, Green, Blue). Neste artigo vamos conhecer um pouco dos dois, e aonde usar cada um.

RGB



Circulos verde, vermelho e azul formando cores

O padrão RGB é o mais usado em monitores, celuares e outros equipamentos desse tipo. Esse sistema permite visualizar até 16777216 cores diferentes.

Para usar uma cor RGB, basta saber que cada cor pode ser um numero de 0 (ausencia de cor) a 255 (cor no máximo). Então 0 0 0 é preto e o branco é 255 255 255.

CMYK



as cores do sistema CMYK

O sistema de cores CMYK é mais usado por impressoras, porque as 4 cores de tinta que o compõe geram mais qualidade e contraste que as 3 do RGB. Por isso que imagens vistas no monitor do computador são levemente diferentes que as imagens impressas.

Curiosidade: Ficou se perguntando porque CMYK tem o K no final ao invés do B (de black)? Descubra aqui:
O que é CMYK

Agora já sabe: quando for fazer ou editar alguma imagem que você vá imprimir, use o sistema CMYk; mas se o seu objetivo for usar essa imagem em computadores, celulares ou até mesmo a internet, use o padrão RGB.

Referencias:
O padrão RGB de cores
CMYK

Tags:

3 comentários:

elmdfm disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Teixeira disse...

Olá Guido! Tudo jóia?

Perfeito seu artigo sobre o uso de cores para impressão e para telas. Acredita-se que esse padrão pode se tornar em breve obsoeto por causa das tecnologias que muitas gráficas já estão empregando nos processos de impressão. Em outras palavras, impressoras em um futuro bem próximo poderão imprimir em RGB sem perda de qualidade... Cabe aguardar mesmo.

Abraço!

Guido disse...

Olá Rodrigo,

Que bom que as impressoras poderão fazer isso, só assim eu deixo de usar o CMYK.

Abraço!